domingo, 26 de agosto de 2012

Mala de viagem rumo à França


Como se vestir na primavera em Paris? Estas preocupações estão sempre presentes no momento que vamos preparar uma mala de viagem, ainda mais quando esse destino é a famosa PARIS, minhas leitoras (amigas) me questionam muito sobre isso, então é com muito entusiasmo que dividirei aqui com todas vocês, digo TODAS porque essa não é uma preocupação deles (homens)!

Era uma vez uma mala de viagem, ops... quero dizer bolsa (com rodinhas)...

Depois que já tinha organizado, passagem aérea, reservas de hotéis, seguro viagem, europass...etc, foi então o momento de pensar na mala, para isto visitei alguns sites, blogs e até vídeo no youtube, vou compartilhar um que achei bem legal. :), mas desconsidere a publicidade do cartão de crédito rsrs.



“A roupa mais bonita para vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Para as que não tiverem esta felicidade, eu estou aqui” (Yves Saint Laurent, estilista francês)

A primeira coisa que entendi é que o importante, são as rodas e não a alça, ainda mais por se tratar de uma viagem à Europa, onde não há muitas escadas rolantes e nem elevadores.

Tive que considerar algumas situações:

Vou viajar sozinha, não terei ninguém para me ajudar com as bagagens;
Vou para a França, não terei ajuda das pessoas;
Vou viajar 30 dias, ficando em média 2 dias em cada cidade, logo, terei que estar o tempo todo carregando peso;
Vou fazer muitas viagens de trens;
Vou viajar no período da Primavera (Europa).

Resumindo.... estou "lascada" ... terei que olhar para essa mala com um olhar de leveza, tranquilidade, amor, carinho, respeito... pois será nós  “duas” nessa viagem, descobrindo cada canto da França.

Umas 2 semanas antes de viajar, uma amiga que mora na França (Bárbara Campos) brigou comigo porque eu havia comprado uma mala média... ela me fez voltar à uma loja e comprar um "mochilão"... pensei, pensei... e imaginava o peso que teria que carregar nas costas.
Então voltei as compras para a tal da mala, fui em muitas lojas, pois procurava algo com rodinhas pois o vídeo acima me convenceu que deveria ser assim.

Depois de algumas tentativas num ritmo de entra e sai de lojas, finalmente consegui encontrar a minha "mala-bolsa" UFAAA!!!

 Eis aqui a dita cuja:
Largura: 27 cm                                                             Toda minha roupa levei nesta bolsa.
Altura: 27 cm
Comprimento: 45 cm
Peso: Em torno de 10 Kg

Dai veio outro desafio, fazer as minhas roupas caberem nela... Tive que fazer uma seleção criteriosa e depois retirar, retirar e retirar da bolsa... me sentia como um técnico de seleção de futebol... "Você vai, você não vai....hummm, você vai ficar na reserva, se sobrar espaço você entra", acho que é assim que eles selecionam os jogadores (é como tenho visto ultimamente)!!!! 

Não sou ligada a moda, visto o que gosto sem me preocupar se é fashion ou não, mas quando vou para outro pais, quero me sentir bem e me sentir bem é não ter ninguém olhando para mim o tempo todo e para isto tenho que parecer como uma delas, neste caso, francesas.

“Sou contra a moda que não dura. É o meu lado masculino. Não consigo imaginar que se jogue fora uma roupa só porque é Primavera” (Coco Chanel, estilista francesa)

Nossas roupas são diferentes das roupas francesas, em termos de cores, lá é tudo muito triste, escuro, então se coloco uns dos meus vestidos floridos logo vão saber que sou turista e SOZINHA, chamando ainda mais a atenção dos homens franceses, estes por sua vez abordam as mulheres nas ruas, metrôs... disso eu não gostei por lá :( (fazia gesto de que não entendia nada do que eles estavam falando, deu certo essa tática).

O que levar na mala???
Mas antes vamos considerar a roupa do dia da viagem.

Temperatura em torno de 15º a 23º (mínima e máxima)
1 meia calça fio 80;
1 calça jeans;
1 blusa segunda pele;
1 regata;
1 blusa;
1 um casado que poder ser levado nas mãos;
1 par de botas.

Com isso já economizamos um grande espaço na bolsa (as peças maiores e que fazem mais volumes)

Segue abaixo os tipos de roupas que coloquei na minha bolsa:

Calças leggins de diferentes modelos nos tons azul marinho, preto, cinza e marrom;
Regatas (curtas/compridas);
Cardigan;
Suéter;
Casaco;
Saia;
Vestido;
Camisa;
Blusas;
Meia calça fio 40, 80, 120;
Echarpe, lenço, cachecol...etc;
Lingeries e meias para 1 semana.

Fiz um cálculo de roupa para 15 dias e não 30. Tive que lavar essas roupas... há muitas lavanderias na França (mas eu lavei no banheiro dos hotéis mesmo...)  :) :)


Há lavanderias tidas como “públicas”, onde você mesmo lava as roupas e paga pela utilização das máquinas, daí é só levar um livro e esperar o tempo da roupa ficar limpa e seca!

"Sem elegância no coração, não há elegância." (Yves Saint-Laurent, estilista francês)

DICA: Vestir em camadas é o grande trunfo, pois de manhã faz um friozinho e ao meio dia já tem um sol bem quentinho, assim podemos tirar uma camada de roupa e ficar mais confortável para as visitas, caminhadas...etc

Além da bolsa também levei um mochila normal, dessas de escola e nela coloquei:

2 pares de sapatilhas;
1 par de havaianas;
1 par de sapatos de salto (festa);
Produtos de higiene ( tinha de tudo, mas tudo em frascos pequenos); 
Maquiagem;
Acessórios (pulseiras, brincos, anéis, cintos...etc) ;
Remédios para dor de garganta, febre, dor de cabeça, alergia, pastilhas, band-aid...etc;
1 câmera digital e carregadores;
Presentinhos para amigos;
Documentos;
Ah! não posso esquecer de falar da minha "chapinha" de cabelos... :).

DICA: Se for comprar sapatos novos, compre um mês antes de viajar e já vá usando para você se acostumar com eles.

Obs.: Leve um guarda-chuva ou uma capa impermeável, no período da Primavera chove muito!

Lá acabei comprando mais roupas, não porque eu precisava, mas porque eu merecia "ganhar" presentes... :) então a bolsa voltou com mais algumas peças:

1 casaco de frio
1 vestido
1 blusa
1 biquíni

Sobre roupa de banho, não coloquei na bolsa, até pensei em colocar um conjuntinho, mas logo pensei, não terá esse calor todo para ir à praia... e TEVE, então tive que sair a procura de um pra comprar, andei, andei  e andei até decidir comprar um de 14 anos, pois lá a parte inferior, as calçinhas  são "ENORMES".
Sempre terá um espaço pra um biquíni na mala, então, não deixe de levar, fica a dica!
Veja fotos!!!

Já a parte de cima, elas usam ou “fazem” topless, isso é uma prática comum nas praias, praças e parques (basta o sol aparecer e elas vão logo desamarrando a parte de cima dos biquínis em qualquer canto, sem nenhum problema), e o nosso fio dental não é bem visto por lá !!!

ESQUEÇA as roupas de oncinhas, zebrinhas, deixe para usar aqui no Brasil!!!

"A moda é uma variação tão intolerável do horror que tem de ser mudada de seis em seis meses. "(Oscar Wilde, escritor  e dramaturgo irlandês)

Como preparar uma "bolsa de viagem"???

As peças que têm muito volume, coloque-as  abertas no fundo da bolsa, como por exemplo um casaco e o restante faça rolinhos, mas bem apertadinhos e as peças mais pequenas como meias e regatas ficam para o final, nos locais onde tenham espaços "sobrando".

Vantagens de uma "mala" pequena:


Se for de até 10 kg você poderá levar consigo no avião (isso em algumas cias internacionais – ver as regras de bagagem);
Não terá que esperar naquelas esteiras intermináveis (enquanto os outros passageiros ficam a espera você já estará tomando um café ou até mesmo pegando um táxi...etc);
Não correrá o risco de extraviá-la;
Não carregará muito peso;
Não terá as costas/ombros doloridos no final do dia. 

Veja sugestão de roupas:







 




















 Se eu disser que voltei com peças sem usar, você acredita???

Até o próximo post!!!

domingo, 19 de agosto de 2012

Preparativos para viagem internacional


Definição de TURISMO segundo a  Organização Mundial do Turismo (OMT) é: "Movimento de pessoas a lugar diverso do qual habite por tempo inferior a 360 dias, desde que este não realize atividades econômicas".

Quando pensamos em VIAGENS muitas perguntas vem em nossa mente:

Qual será o destino, pontos turísticos?
Quanto vou gastar?
O tempo estará frio, quente, sol, chuva?
Quanto tempo? 1 semana, 15 dias, 1 mês... 11 meses e 29 dias (pois conforme o significado de turismo, a partir de 12 meses você já é considerado residente e não turista)
Transporte: Avião, carro, navio, trem, moto, bicicleta... etc?
Roupas, o que levar?
Onde ficar? Na casa de amigos, no hotel, no albergue, acampar...etc.
O que vou comer lá?.. humm disso eu gosto!!!  Não gosto de muitas coisas, mas adoro a ideia de novas experiências gastronômicas.
Dentre outras...

Não importa qual serão as respostas para essas perguntas, o importante é VIAJAR...

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para conhecer o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver." Amyr Klink, Mar sem fim.

Seja por qual for o motivo, a lazer, a trabalho, a estudos, a serviço religioso...etc, sempre terá um, no meu caso era um “SONHO”.

Essa minha viagem à França, sonho de uns 17 anos,  que começou quando eu tinha 13, quando comecei a estudar o idioma francês, daí vocês já podem deduzir a minha idade... 30 anos! Primeira viagem internacional e SOZINHA!

Tudo na minha vida tem META e FOCO e com esta viagem não foi diferente, já tinha dia marcado, 26/04/2012.
Bom... mas vamos lá com esses preparativos, já enrolei demais... rsrs

Antes de iniciar os preparativos para uma viagem internacional o 1º passo é fazer um PASSAPORTE, sem ele você não irá a lugar algum!!!

Para todas aquelas perguntas vou dar as minhas “Respostas”:

Destino: França
Por um tempo pensei em fazer uma viagem para conhecer alguns países da Europa, daí pensei melhor, não vou conhecer profundamente cada país se ficar só nos pontos turísticos, vai ser muito superficial, então decidir “gastar” meus dias de férias na França.

Quanto vou gastar?
Vamos pensar nuns 10 mil reais (gastei muito mais que isso), não economizei na realização desse sonho.

Vou contabilizar aqui com tarifas de abril/2012 – considerando 30 dias na França (já respondi a pergunta sobre a duração da viagem).
Aéreo –  R$ 2.000,00 (ida e volta);
Trem – R$ 900,00  referente 9 viagens + taxa do bilhete (2ª classe);
Seguro viagem: R$ 350,00;
Hospedagem: R$ 2.500,00 (Hotéis econômicos e albergues);
Dinheiro para gastar lá – R$ 3.000,00 (Fiz um Cartão Débito para viagem – American Express);
Passaporte: R$ 150,00 (tirei o meu em 2009 em JF- MG) não sei quanto custa hoje;
Extras: R$ 1100,00.

DICA: Faça uma planilha com todos os seus gastos e previsões, você saberá para onde estar indo todo dinheiro, a gente sempre acaba gastando mais do que se imagina.
Se você tiver amigos ou parentes para lhe hospedar esse valor poderá diminuir em uns 40%.

O clima
No período que viajei entre abril e maio, é primavera na Europa, mas mesmo sendo primavera ainda é frio para nós brasileiros, mas tive muita sorte, tive uns 90 % de clima quente, até peguei um bronzeado nas praias francesas. :) :)
Preparei minha “bolsa” de viagem (isso mesmo, 1 bolsa, nada de mochilas ou malas) considerando o clima “Primavera Europeu” mas isso eu vou contar em um outro post.

Transporte
Do Brasil à França fui de avião... poderia ser de Navio... (não seria nada mau... rsrs)
Cias Aéreas no Brasil  que fazem vôos para França:
TAM (Brasileira), TAP (Portuguesa), Ibéria (Espanhola), AirFrance (Francesa) e outras...

Comprei minha passagem direto pelo site.  Há aqueles que preferem ir a uma loja da Cia, ou então a uma agência de viagem no qual essa cobrará pelos seus serviços prestados, que é justo.
Quanto mais cedo você comprar sua passagem aérea mais barata poderá encontrar, mas atenção com os períodos de “alta estação” lá, que são no verão (junho à setembro)  e inverno, para os que gostam de neve ( dezembro à março).

Já na França, para conhecer do Norte ao Sul fiz de trem (TGV e TER), além de metrôs e táxis. Mas você também pode fazer de avião.
Para  quem tem tempo e quer apreciar a paisagem há os serviços de trens de viagens (trem bala, em média uns 300 km/h) para tal, deve-se comprar o Europass fora do país de destino, você pode fazer isso de algumas maneiras:
·         Pelo próprio site da cia  http://www.raileurope-world.com ;
·         Pela “Central de Intercâmbio de Viagens” http://www.ci.com.br ;
·         Ir diretamente numa agência que vende esse produto (que foi o meu caso), fui numa agência de albergues que fica na República/SP;
·         Comprar passagens avulsas no seu destino, mas saiba que sairá muito mais caro.
OBS.: A taxa de emissão do bilhete de trem é de EUR 30,00 por pessoa em média ( este valor já está incluso na contabilidade acima).


Como funciona o Europass:
É um passe de trem que lhe permitirá fazer algumas viagens dentro do próprio país/destino ou até mesmo entre paises. Você deverá escolher a quantidade de viagens que deverá fazer em um determinado período, no meu caso eu comprei um bilhete de 9 viagens num período de 30 dias, ou seja, tinha 30 dias para usar essas 9 viagens, quanto mais viagens você comprar mais caro será o “passe”,  9 e o máximo de viagens que você pode comprar (dados de abril/2012).
DICA: Vocês podem fazer como eu, comprar passagens avulsas para as viagens mais curtas (isso só na hora, na própria agência das GAREs, esse é o nome dos terminais de trens de viagens na França), e deixar o europass para os trechos mais longos (caros).
OBS.: É obrigatório fazer reservas de passagens/lugares para cada viagem  e tem um custo de 3 euros, mas se você deixar para reservar na hora que for pegar o trem esse valor pode chegar a uns 18 euros, isso não me informaram :( :( , então faça sua reserva com uns dias de antecedência.

Para saber quantas viagens comprar, tive que fazer o roteiro, mas logo saberia que “9 passes” seriam pouco para conhecer as cidades que eu queria.

OBS.: Esse planejamento não serve para aqueles viajantes aventureiros que só sabem o que vai acontecer no dia, pra ser mais precisa no momento... rs Não é o meu caso, gosto de planejar, então você já pode imaginar que quando saí do Brasil já tinha tudo esquematizado na minha cabeça e nas minhas anotações até mesmo porque fui SOZINHA, ops (com Deus).

Fazer o roteiro, essa é a parte mais demorada, pelo menos foi pra mim, mas foi a parte mais prazerosa da organização, foi uma imersão na história do país, conhecer sua geografia, economia, política, acho que isso é uma das melhores partes da viagem. Acho que hoje posso dizer que conheço melhor a França que o Brasil... :( 
Todo planejamento/organização da viagem durou uns 6 meses. Agora se você não quer ter todo esse trabalho pode ir direto a uma agência de viagens, lá você encontrará profissionais para organizar toda a sua viagem.

Então vamos ao roteiro, as cidades que visitei:

Lille
Strasbourg – (minha cidade preferida depois de Paris, é claro)
Lyon
Nice
Marseille
Cassis
Aix-en-provence
Montpellier
Carcassonne
Toulouse
Biarritz (2ª cidade preferida)
Saint-Jean de Luz
Bordeaux
Poitiers
Tours
Paris

Ahh... Fui a MÔNACO também, coisas que fogem do programado, mas como o país está a uns 20 minutos da cidade de Nice aproveitei a oportunidade e fui até lá.


Hospedagem
Bom, tendo o roteiro pronto você saberá  onde ficar e o próximo passo é fazer reservas nestes lugares.
Fiz minhas reservas em hotéis e albergues ( hospedagem é uma exigência para conseguir a permissão de entrada no país, mas há outras maneiras também, como carta convite ou aluguel de um imóvel).
Para hospedagens você pode pesquisar em sites para tal, como:
DICA – Consulte o site  http://www.tripadvisor.com.br   para ter históricos dos hotéis reservados (reclamações, elogios, críticas), assim você já terá uma ideia do que está comprando.

Seguro Viagem
Há vários sites que vendem este serviço, segue algumas sugestões:
Entre em um desses sites ou em outros e faça suas cotações, depois é só realizar a compra. Vale a pena escrever um post com este tema. Aguarde!!!
http://alemdoarrozcomfeijao.blogspot.fr/2012/09/seguro-viagem-ou-assistencia-viagem.html

Gastronomia - O que vou comer?
Bom, isso você só saberá quando chegar lá, neste caso o que você precisa fazer e ter o dinheiro e fazer algumas pesquisas sobre comidas típicas, no caso da França os “Macarons, Crepes, Baguetes, Foie Gras, Mostarda Dijon, Queijos (que vontade de comer um Brie), a cozinha tradicional Francesa se baseia em 3 ingredientes, manteiga, manteiga e manteiga”, só uma brincadeirinha... :) :)
Todos os pratos são extremamente decorados, pode ser um prato simples com ingredientes também simples, mas a decoração será de uma ARTE que dá até dó de desfazer aquela apresentação. Os 3 sentidos (visão, paladar e olfato) são obrigatórios por lá, foi assim que eu concluí.

Obs.: O MC Donalds Francês não vende os mesmos sanduíches brasileiros, então esqueçam do Big Mac!!!

Dinheiro para gastar lá: Vale a pena fazer um post para este assunto, aguardem!!! http://alemdoarrozcomfeijao.blogspot.fr/2012/10/dinheiro-para-levargastar-na-viagem.html

E por último e não menos importante, informação sobre VISTO.
Para a nossa alegria, não é necessário Visto para turismo com duração até 90 dias para ao Espaço Schengen no qual a França faz parte, mais informações vejam site: 
http://saopaulo.ambafrance-br.org/Bem-vindo-ao-setor-de-vistos  mas em breve falarei somente sobre VISTOS!!!

Alguns sentimentos que temos na ação de viajar.
Felicidade, ansiedade, medo, coragem, insegurança, paixão, curiosidade, paciência, saudade, realização, encantamento, prazer...etc.

Palavras relacionadas com esses sentimentos:  dinheiro, idioma, cultura, gastronomia, lazer, fotos, lembrancinhas, hospedagem, festas, amizades, tempo, descobrimento, pessoas, músicas, romance, e se este for na Torre Eiffel iluminada ulalá... :) :D ;) :>

Bom... preciso finalizar este post por aqui, por que senão vai ficar enorme (já está) e muitos não vão querer ler... :(

                                                               BOA VIAGEM!!!


  • Assuntos como, alfândega, malas, ops no meu caso “1 bolsa”, hotéis & albergues e câmbio falarei em outros posts.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Um, dois, FEIJÃO COM ARROZ...



Sempre tive vontade de criar um blog, mas como não sou “muito” antenada para essas tecnologias, achava ser um coisa muita difícil, que só os “entendidos” de TI poderiam fazer, mas começo a compartilhar minha experiência neste primeiro post de apresentação...

Passo a passo para criar um Blog:

1º Se você ainda não tem uma conta na Google, deverá fazer!
Entre no Site: www.google.com.br e crie sua conta.
2º - Entre com sua conta Google no site do Blogspot (www.blogspot.com).
3º Clicar em “Criar um Blog” e voilá está pronto, agora é deixar com sua “cara” fazer o design.
Fiz o meu em torno de 20 minutos (entre escolher fotos do perfil, capa...etc)

Agora posso continuar falando sobre o porquê deste nome “Além do arroz com feijão”...

Arroz com feijão é o nome dado a um prato típico do Brasil. Essa receita não tem uma origem certa, mas a hipótese mais aceita é a de que seria fruto de uma combinação do arroz (de origem oriental) trazido pelos portugueses ao Brasil com o feijão, que já seria consumido no Brasil pelos índios  (Wikipedia).

Além de ser a combinação perfeita, juntos eles formam uma proteína que faz toda a diferença para a sua saúde. A dupla também ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue dentre muitas outras informações nutricionais.
Mas não será de informações nutricionais que este blog se destina, quero usá-lo como meio de informação para o turismo, viagens, hotelaria e afins...

Na minha primeira viagem internacional e até ao momento a única, senti uma vontade enorme de comer “arroz com feijão” nunca pensei tanto nessa combinação que me fez muita falta, mas consegui suportar. Daí a primeira ideia de ter este nome...

Em termos lingüínsticos, feijão com arroz acabou por receber outras conotações. Por ser um prato muito comum e usual, se tornou também uma expressão que indica uma coisa muito corriqueira, do dia-a-dia, daí a segunda ideia deste nome, não quero fazer um blog COMUM, quero ir ALÉM, que os leitores possam encontrar aqui todas as informações que buscam sobre o mundo do turismo.

Procurei muitas informações para o preparativo da minha 1ª viagem na net, consegui todas as respostas para as minhas perguntas, mas em sites e blogs diferentes, então pensei:
- Porque não reunir todas essas informações no mesmo lugar?

...E aqui eu estou criando esta ferramenta para que possa ajudar outras pessoas e me divertir também.

Mais informações sobre arroz com feijão:

Tipos de feijões mais consumidos no Brasil: Fradinho, Corda, Carioca ou Mulatinho, Preto, Branco e Verde. 




Tipos de arroz  Arroz Grão Curto, Parabolizado, Basmati, Integral, Vermelho, Negro, Grão Longo, Carnaroli...etc.

A minha maneira de comer este prato é feijão por cima do arroz, assim todo o caldinho do feijão passa a dar o gosto no arroz e fica muito mais suculento.

Como diz meu namorado a frase “arroz com feijão” o faz lembrar da sua infância, tem uma sensação boa.

Resumindo, é por todos esses motivos que esse blog se chamará “Além do arroz com feijão”. 



                        Bem-vindo (a)  a essa combinação perfeita!!!!